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Progep avança na promoção de oportunidades de qualificação para os servidores lotados nos Hospitais Universitários da UFPA

Desde o início de 2024, os(as) servidores(as) do Complexo Hospitalar da Universidade Federal do Pará (UFPA), formado pelo Hospital Universitário João de Barros Barreto (HUJBB) e pelo Hospital Universitário Bettina Ferro de Souza (HUBFS), vêm protagonizando uma nova etapa de qualificação profissional. Por meio de uma série de ações coordenadas pela PROGEP, com apoio do Programa Redes de Desenvolvimento (PRD), implementado pelo Capacit, a universidade promove oportunidades concretas de preparação destes(as) servidores(as) para processos seletivos de pós-graduação.

Entre as formações realizadas para este público, destacou-se inicialmente o Curso de Inglês Instrumental, que representou um passo estratégico para a capacitação de servidores(as) interessados(as) em avançar na carreira acadêmica. Concluído por 31 servidores(as), o curso proporcionou não apenas o contato com estruturas linguísticas aplicadas ao contexto acadêmico, mas também o desenvolvimento de competências de leitura e interpretação de textos técnicos em língua inglesa — habilidade essencial para acompanhar a literatura científica atualizada, requisito frequente em programas de mestrado e doutorado. O desempenho médio de 7,62 (em escala de 0 a 10) demonstrou engajamento e dedicação dos(as) participantes, que puderam experimentar uma aprendizagem orientada para resultados concretos, preparando-os(as) para desafios subsequentes, como a prova de proficiência em língua inglesa.

Na sequência, foi ofertado o Curso de Noções Básicas para a Pesquisa Científica, que ampliou a formação anterior e introduziu os(as) participantes ao universo da investigação acadêmica. A partir dessa formação, os(as) servidores(as) tiveram a oportunidade de refletir sobre metodologias, estruturação de problemas de pesquisa, definição de objetivos e formulação de hipóteses — elementos fundamentais para a elaboração de projetos de pesquisa de qualidade. Essas atividades iniciais possibilitaram aos(às) participantes a construção de um pensamento investigativo mais sistemático, aproximando-os do rigor exigido na pós-graduação e incentivando a retomada de vínculos com a produção científica.

Outro marco importante foi a aplicação da Prova de Proficiência em Língua Inglesa, conduzida em parceria com o PROLIN, da Faculdade de Letras-Bragança. Essa etapa foi mais do que um exame avaliativo: representou uma ponte concreta para o ingresso em programas stricto sensu, uma vez que a apresentação de certificado de proficiência em língua estrangeira é, em muitos casos, um pré-requisito eliminatório para participação em processos seletivos de mestrado e doutorado. Ao submeter-se à avaliação, os(as) servidores(as) puderam aferir seu nível de compreensão em leitura inglesa e verificar se estão aptos(as) a interpretar textos acadêmicos de forma autônoma, competência indispensável para o acompanhamento de disciplinas, análise de referências bibliográficas e desenvolvimento de pesquisas com padrão internacional de qualidade.

Para muitos(as) participantes, o exame simbolizou um reencontro com a linguagem acadêmica após décadas de atuação exclusivamente profissional. Os resultados foram expressivos: 71% alcançaram conceitos “Bom” ou “Excelente”, com um grupo significativo obtendo mais de 80% de acertos, evidenciando não apenas o bom aproveitamento dos cursos preparatórios, mas também a determinação desse público em superar barreiras que, até pouco tempo, poderiam representar um obstáculo ao avanço na carreira acadêmica.

Esses resultados ganham ainda mais relevância ao se considerar que a maioria dos(as) participantes possui mais de 20 anos de vínculo com a UFPA. A adesão aos cursos e à prova de proficiência evidencia a disposição dos(as) servidores(as) em investir em seu próprio desenvolvimento, superando desafios de tempo, rotina e atualização acadêmica. Para a UFPA, essas ações constituem um passo fundamental para consolidar uma política de qualificação continuada, capaz de transformar a experiência profissional em produção científica e inovação no campo da saúde.

Ícaro Pastana, Pró-reitor de Desenvolvimento e Gestão de Pessoal, afirma que essa foi uma das primeiras iniciativas institucionais desse tipo voltadas especificamente aos servidores dos hospitais universitários da UFPA — e seus efeitos positivos demonstraram a pertinência da proposta. “Reconhecendo o impacto dessas iniciativas, a Progep já articula a continuidade das ações formativas, com o objetivo de ampliar o acesso e consolidar uma política de qualificação voltada para os profissionais que atuam nos hospitais, que possuem uma realidade de trabalho diferente das outras unidades”, indicou Ícaro.

Atualmente, essas ações convergem para a realização do Curso Preparatório para a Pós-Graduação, uma formação de 40 horas que articula aulas presenciais, orientações individuais, simulações de entrevistas e momentos de escuta e arguição sobre os projetos de pesquisa em elaboração. Trata-se de um esforço concentrado para apoiar a entrada desses servidores nos programas de mestrado e doutorado, respeitando seus percursos profissionais e suas aspirações acadêmicas.

A Coordenadora de Desenvolvimento Profissional, Larissa Matos, destaca importância desta iniciativa. “Mais do que preparar para processos seletivos, essas ações representam um gesto institucional de reconhecimento. Apostar na formação dos servidores dos hospitais universitários é também investir na construção de uma universidade mais diversa, inclusiva e comprometida com o desenvolvimento humano em todas as suas dimensões.”, declarou Larissa.

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