Trilhas de Aprendizagem
As trilhas de aprendizagem abrangem não só a formação, mas diversas modalidades e situações de aprendizagem voltadas para o ambiente de trabalho onde o profissional elege, dentre os recursos educacionais disponíveis, aqueles que são mais adequados aos seus objetivos e preferências.
Trilhas também podem ser entendidas como: um conjunto sistemático e multimodal de unidades de aprendizagem, contendo diferentes esquemas de navegação, que podem ir desde modelos lineares, prescritivos até os modelos em rede, cuja navegação é mais livre, e tendo como propósito, o desenvolvimento de competências. (LOPES e LIMA, 2019).
As características das trilhas de aprendizagem são
- 1)A relação com o planejamento estratégico da organização;
- 2)Exigência de método fidedigno para o levantamento de necessidades de capacitação;
- 3)Preceitos da gestão por competências;
- 4)A flexibilidade de escolha coadunada a oferta;
- 5)A oferta de mais de um tipo de atividade de aprendizagem para atender ao mesmo objetivo instrucional;
- 6)Exigência de maturidade da cultura organizacional para oferta e participação nas trilhas de aprendizagem.
Breve Histórico sobre Trilhas de Aprendizagem na UFPA
1° ENSAIO (2014)
A Unidade de Capacitação (CAPACIT) criou um projeto para construir um sistema informatizado de trilhas de aprendizagem. Houve descontinuidade da gestão na Unidade e consequentemente do projeto.
2° ENSAIO (2015-2016)
Realizado após o MAPEC 2015 onde as ações de aprendizagem para preencher as lacunas encontradas foram agrupadas por área temática e deram origem a 7 trilhas de aprendizagem por competências.
3° ENSAIO (2016)
O laboratório GESTCOM/FAPSI abriu turma de psicologia para decompor as competências gerenciais.
Foram decompostas 7 competências gerenciais e em parceria com o CAPACIT/PROGEP, 2 foram ofertadas em formato de trilhas de aprendizagem (ead e presencial).
4° ENSAIO (2017)
As recomendações da CGU sobre aquisições deram origem a trilha de Compras, Gestão de Riscos e Logística Sustentável na UFPA. Foram ofertados dentro das temáticas: 2 cursos para gestores e 2 cursos para técnicos atuantes na área.
5° ENSAIO (2019)
Iniciou em 2017 e fez parte do estudo de design instrucional do módulo de Trilhas de Aprendizagem por Competências com a finalidade de ser acoplado no sistema informatizado de mapeamento de competências (GESTCOM). A temática escolhida foi de Gestão de Processos Organizacionais.
ESTUDO DESIGN E MÓDULO TRILHAS (2019)
Um projeto de doutorado de servidor da PROGEP sob a coorientação do Coordenador do Laboratório GESTCOM, envolveu alunos e pesquisadores do GESTCOM, profissionais de TI da PROGEP, Pedagoga e Psicóloga do CAPACIT. O protótipo do módulo informatizado de trilhas de aprendizagem por competências está pronto para ser testado
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