Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Noticias em Destaque > Progep promove mesa-redonda para reflexão sobre a importância dos cuidados com a saúde mental
Início do conteúdo da página

Progep promove mesa-redonda para reflexão sobre a importância dos cuidados com a saúde mental

De acordo com um levantamento da Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP), o cenário de incertezas e isolamento colocado pela pandemia fez agravar o número de transtornos mentais. Para promover uma reflexão sobre formas de enfrentar esse agravamento, a Pró-Reitoria de Desenvolvimento e Gestão de Pessoal (Progep), por meio da Diretoria de Saúde e Qualidade de Vida (DSQV), irá realizar, na próxima quinta-feira, 23, das 9h às 12h, a Mesa-Redonda Saúde Mental e Qualidade de Vida no Trabalho: a Importância da Cultura do Autocuidado.

“O momento irá oportunizar a reflexão sobre como podemos melhor lidar com as implicações de ordem emocional resultantes da pandemia, o que colabora tanto com que os servidores possam compreender e buscar tratamento, como para tomarem ciência que existem formas eficazes de melhorar e superar os quadros que afetam a saúde biopsicossocial”, afirma a coordenadora de Apoio Psicossocial no Trabalho, Márcia Castelo Branco.

Como convidadas, comporão a mesa Wandria Mescouto, psicóloga organizacional e do Trabalho da CAPT; Janey Venceslau, médica psiquiatra da Perícia Médica UFPA; Débora Pamplona, psicóloga clínica do Programa de Assistência Psicossocial ao Servidor; Luana Fonseca, psicóloga organizacional do SPOT/Nugepes da Fundação Hospital de Clínicas Gaspar Vianna. Para mediar as discussões, teremos a psicóloga da Coordenadoria de Apoio Psicossocial no Trabalho, Luciana Norat Coelho. A transmissão do evento será feita por meio da Plataforma Google Meet, pelo link enviado previamente aos inscritos.

“Ainda existe um estigma em torno dos adoecimentos de ordem mental, por isso a disseminação de informação é um passo importante para o reconhecimento e seguinte busca de tratamento especializado. A detecção precoce é sempre o melhor para o êxito do tratamento, assim devemos estar atentos já nos primeiros sinais, e esse espaço de diálogo na mesa-redonda vem justamente contribuir com isso”, declara a diretora de Saúde e Qualidade de Vida, Bárbara Troeira.

Inscrições - O evento se destina aos servidores da Universidade Federal do Pará. As inscrições devem ser feitas Sistema Integrado de Gestão de Recursos Humanos (SIGRH) até o dia 22 de setembro. Basta fazer o login na plataforma, clicar no ícone "Capacitação", escolher a opção "turmas", depois "consultar abertas" e, na lista, selecionar o curso.

Serviço:
Mesa-Redonda Saúde Mental e Qualidade de Vida no Trabalho: a Importância da Cultura do Autocuidado
Data: 23.9.2021, quinta-feira
Horário: 9h às 12h
Inscrições até o dia 22 de setembro pelo SIGRH
Transmissão via Google Meet

Fim do conteúdo da página