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Mapeamento de Competências

MAPEC

O Mapeamento de Competências é um trabalho iniciado na Universidade, em 2011, por iniciativa da Pró-Reitoria de Desenvolvimento e Gestão de Pessoal- PROGEP em parceria com o Laboratório de Gestão do Comportamento Organizacional- GESTCOM /UFPA, no intuito de implantar na UFPA a gestão por competências, recomendada pelo Governo Federal por meio do Decreto nº 5.707/2006, que institui a Política Nacional de Desenvolvimento de Pessoal (PNDP) no serviço público.

O MAPEC corresponde ao esforço da Universidade em adotar práticas de gestão que priorizem a valorização e o desenvolvimento dos servidores, visando aliar a realização profissional ao alcance dos objetivos da Instituição. O levantamento resultante deste trabalho subsidia a tomada de decisão e estimula a Gestão por Competência, recomendado pelo Governo Federal por meio do Decreto nº 9.991/ 2019 e referenciada pelo Acordãos nº 3023/2013 e nº 98/2015.

Desde sua implantação já foram realizados quatro Ciclos de Mapeamento, o primeiro em 2011, o segundo em 2014, o terceiro foi iniciado em 2015 e encerrado em 2017, já o quarto foi realizado de 2019 a 2020. Durante esse tempo o processo tem se aprimorado. Os resumos dos ciclos podem ser conferidos ao fim desta página

Benefícios - Entre os principais benefícios do mapeamento estão: a melhoria dos processos de seleção e desenvolvimento permanente dos servidores; a adequação das competências requeridas dos servidores aos objetivos da instituição; a orientação da gestão na tomada de decisões para a promoção do melhor desempenho e valorização dos servidores; o alcance da missão, visão e objetivos institucionais da UFPA, a preparação para o processo sucessório, bem como a otimização da eficiência, eficácia e qualidade dos serviços públicos prestados aos cidadãos.

Os diagnósticos do Mapeamento de Competências são utilizados como parte do subsídio para a elaboração do Plano de Desenvolvimento de Pessoas (PDP).

Ciclos anteriores em resumo:


4º Ciclo Mapec:


Perfil profissional desejado para ocupantes das funções de CD1 a CD3

A definição de perfis profissionais ideais para desenho dos cargos (efetivos e comissionados) e funções da UFPA constitui mais um produto do Mapeamento de Competências. Neste sentido, a Pró-Reitoria de Desenvolvimento e Gestão de Pessoal (Progep) propôs no escopo de seu Plano de Desenvolvimento (PDU/PROGEP) a ação 15.5:

“Estabelecer perfis de competências (atribuições, responsabilidades e comportamentos esperados) para os ocupantes de funções-chave na UFPA.”.

Adicionalmente, a descrição do perfil profissional atende aos preceitos preconizados pelo Guia de Transparência Ativa da (GTA) da Controladoria Geral da União (CGU), o qual descreve em seu item 1.5

“Os órgãos e entidades deverão manter atualizado, neste espaço, o perfil profissional desejado para cada CCE ou FCE, de níveis 11 a 17, alocados em suas estruturas regimentais ou seus estatutos, conforme modelo definido em ato do Secretário de Gestão da Secretaria Especial de Desburocratização, Gestão e Governo Digital do Ministério da Economia”

O perfil profissional é uma ferramenta que identifica as características essenciais para o desempenho eficaz de um cargo ou função. Essa ferramenta delineia um conjunto de habilidades-chave, traços comportamentais e aptidões específicas que são necessárias para o sucesso na respectiva posição.

Ao adotar essa abordagem, a UFPA assegura que os colaboradores selecionados não apenas atendam às exigências técnicas das suas atribuições, mas também estejam alinhados com os valores e objetivos institucionais. Promove uma maior coerência e harmonia entre os membros da equipe, fomentando a colaboração e a consecução dos propósitos da universidade.

Assim, a UFPA demonstra seu comprometimento com a excelência em todas as dimensões da sua atuação, desde a formação de estudantes até a administração eficiente, garantindo que os talentos que integram a instituição compartilhem a visão de uma Amazônia sustentável e inclusiva.


Vídeo de Apresentação do Mapec


Link para o Sistema Gestcom
https://gestcom.ufpa.br/

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