Mapeamento de Competências

O Mapeamento de Competências é um trabalho iniciado na Universidade, em 2011, por iniciativa da Pró-Reitoria de Desenvolvimento e Gestão de Pessoal- PROGEP em parceria com o Laboratório de Gestão do Comportamento Organizacional- GESTCOM /UFPA, no intuito de implantar na UFPA a gestão por competências, recomendada pelo Governo Federal por meio do Decreto nº 5.707/2006, que institui a Política Nacional de Desenvolvimento de Pessoal (PNDP) no serviço público.

O mapeamento de competência corresponde ao esforço da Universidade em adotar práticas de gestão que priorizem a valorização e o desenvolvimento dos servidores, visando ao alcance dos objetivos da Instituição. O levantamento resultante deste trabalho subsidia a tomada de decisão e estimula a Gestão por Competência, recomendado pelo Governo Federal por meio do Decreto nº 5.707/2006, que institui a Política Nacional de Desenvolvimento de Pessoal (PNDP) no Serviço Público Federal.

Desde sua implantação já foram realizados dois Ciclos de Mapeamento, o primeiro em 2011 e o segundo em 2014. Durante esse tempo o processo tem se aprimorado. De 2015 a 2017 está sendo executado o terceiro Ciclo, que consiste em duas etapas:

1ª etapa (2015 a 2016): Mapeamento de competências das unidades da UFPA, na qual foi realizada, por meio de oficinas, a validação das competências transversais e o levantamento das competências específicas necessárias para que a Unidade alcance seus objetivos e atinja as metas constantes no Planejamento Estratégico da UFPA. Esta etapa contou com a participação de representantes de quarenta e cinco Unidades da UFPA, incluídos os onze campi do interior;

2ª etapa (15 a 31 de março de 2017): Mapeamento de competências individuais dos servidores Técnicos-Administrativo e Docentes ocupantes de cargo de gestão. Esta etapa será realizada do período de 15 a 31 de março de 2017, quando será disponibilizado por meio do e-mail institucional um link para acesso ao Sistema GESTCOM, onde cada servidor fará a autoavaliação de suas necessidades de capacitação por competência.

Benefícios-Entre os principais benefícios do mapeamento, ressalta-se: a melhoria dos processos de seleção e desenvolvimento permanente dos servidores; a adequação das competências requeridas dos servidores aos objetivos da instituição; a orientação da gestão na tomada de decisões para a promoção do melhor desempenho e valorização dos servidores; o alcance da missão, visão e objetivos institucionais da UFPA, bem como a otimização da eficiência, eficácia e qualidade dos serviços públicos prestados aos cidadãos.

Desde o primeiro ciclo o levantamento fornecido pelo mapeamento já é utilizado como subsídio para a elaboração do Plano de Ações de Capacitação-PAC. A perspectiva é que o diagnóstico proveniente deste 3º Ciclo de Mapeamento possa guiar muitas outras ações de gestão de pessoas que colaborem com o pleno desenvolvimento da UFPA e dos seus servidores.


Link para o Sistema Gestcom
https://gestcom.ufpa.br/


Material de Apoio
Folder MAPEC
Cartaz MAPEC
Vídeo Passo-a-Passo


Ciclos Anteriores:
1º Ciclo
2º Ciclo