Avaliação de Desempenho

A Avaliação de Desempenho 2017 será realizada de 24 de outubro a 24 de novembro. Para a análise, será considerado o desempenho do servidor no período de 1º de julho de 2016 a 30 de junho de 2017. Deverão participar do processo avaliativo todos os servidores técnico-administrativos pertencentes ao Plano de Carreira PCCTAE admitidos até 31 de dezembro de 2015, por nomeação, redistribuição ou exercício provisório; e docentes que tenham cumprido função de gestor durante o tempo em conferência.

     




Conhecendo um pouco mais

A Avaliação de Desempenho (AD) é um processo pedagógico e sistemático de análise do desempenho do servidor, realizado mediante critérios decorrentes das metas institucionais e da análise das competências inerentes ao cargo, pactuadas na equipe de trabalho e referenciadas nas expectativas dos usuários. Tem a finalidade de subsidiar a Gestão de Pessoas, por possibilitar ao gestor mensurar e acompanhar o desempenho do servidor, fornecendo aporte para o melhor alinhamento e desenvolvimento de suas competências, bem como aproveitamento de suas aptidões e potencialidades. Além disso, atualmente a AD é o principal instrumento para aferição da progressão por mérito dos Técnico-administrativos em Educação da UFPA.

Deverão participar anualmente do processo avaliativo todos os servidores Técnico-administrativos pertencentes ao Plano de Carreira PCCTAE admitidos por nomeação, redistribuição ou exercício provisório; e Docentes que tenham cumprido função de gestor durante o tempo em conferência.

Metodologia- Na UFPA a AD é realizada em 3 etapas, que compreende à auto-avaliação pelo servidor; a avaliação da chefia imediata, e seguinte homologação pelo dirigente máximo da unidade. Assim, Os servidores (técnico-administrativos ou docentes) que se encontravam em função de gestão devem realizar a avaliação na modalidade "Servidores com Função Gerencial”, já os demais servidores técnico-administrativos deverão realizar na modalidade "Servidores sem Função Gerencial".

Dada a relevância desta ferramenta de Gestão de Pessoas para a promoção da Gestão por Competências na Universidade, pedimos o empenho de todos os servidores, principalmente chefias imediatas e dirigentes de Unidades, tanto no cumprimento do prazo quanto na participação do processo de forma crítica.


Notas importante:

-Os servidores (Técnico-administrativos ou docentes) que se encontravam em função de gestão devem realizar a avaliação na modalidade "Servidores com Função Gerencial”, já os demais servidores técnico-administrativos deverão realizar na modalidade "Servidores sem Função Gerencial". Primeiramente, deve-se proceder à auto-avaliação para posterior avaliação da chefia imediata e homologação pelo dirigente máximo da unidade.

-Nas situações em que houve mudança de chefia imediata, deverá responsabilizar-se pela avaliação de desempenho a chefia que acompanhou o servidor durante maior tempo na função, dentro do período em aferição. Medida semelhante deverá ser tomada para a homologação da avaliação caso ocorra substituição do gestor máximo da Unidade.

-Os servidores que no decorrer do período avaliado estiveram afastados por mais de 06 meses para realizar curso de pós-graduação, cedidos ou em lotação provisória em outro órgão, devem efetuar a avaliação por meio de formulário específico acessível no link Formulários no Site da Progep.

Outros esclarecimentos poderão ser obtidos em cartilha disponibilizada para consulta no Site da Progep, pelo telefone 3201-7532, ou diretamente com a Coordenadoria de Acompanhamento de Desempenho (CADC/DDD/PROGEP), localizada nos altos do prédio do CAPACIT.