Diretoria de Gestão de Pessoal - DGP

Tem por finalidade manter atualizados os registros referentes à vida funcional de servidores e pensionistas da UFPA, visando à garantia de seus direitos e deveres e a subsidiar, com informações precisas e just-in-time, o processo decisório nos vários níveis hierárquicos da Instituição.

A DGP é constituída pelas seguintes Coordenadorias:

Coordenadoria de Registro e Movimentação de Pessoal, compete:

  1. planejar, modernizar e gerenciar ações de registro, controle e movimentação de pessoal;
  2. organizar, controlar, conservar e manter atualizados os registros, arquivos de documentos e dados cadastrais de servidores ativos, aposentados e pensionistas;
  3. elaborar e fazer publicar atos administrativos relativos à situação funcional dos servidores;
  4. gerenciar, controlar e prestar informações sobre a situação funcional dos servidores;
  5. gerenciar, controlar e acompanhar a movimentação funcional de pessoal;
  6. desempenhar outras atividades correlatas e afins à sua área de atribuição.

Coordenadoria de Administração de Pagamento, compete:

  1. coordenar, executar e acompanhar as operações de processamento da folha de pagamento;
  2. acompanhar as ações de planejamento e do orçamento referente às despesas com pessoal;
  3. gerar e analisar dados necessários para fundamentar pedidos de recursos financeiros e créditos suplementares para pagamento de pessoal;
  4. analisar e controlar, em conjunto com as Coordenadorias de Legislação e Orientação Normativa e de Registro e Movimentação, processos referentes à concessão de vantagens, descontos legais e obrigatórios, bem como seus pagamentos;
  5. controlar as ocorrências referentes à frequência de pessoal, a fim de alimentar o sistema de pagamento e orientar os servidores em assuntos de sua competência;
  6. desempenhar outras atividades correlatas e afins à sua área de atuação.

Coordenadoria de Legislação e Orientação Normativa, compete:

  1. analisar e emitir parecer em processos que envolvam questões legais;
  2. propor, elaborar e implementar atos normativos e procedimentos relativos à aplicação e cumprimento uniformes da legislação vigente;
  3. efetuar estudos sobre legislação e jurisprudência de pessoal;
  4. orientar as unidades da UFPA e os servidores sobre legislação de pessoal vigente;
  5. zelar pelo cumprimento e observância de normas referentes aos direitos e deveres dos servidores;
  6. desempenhar outras atividades correlatas e afins à sua área de atribuição.