Perícias Médicas 2013

Prezado(a) Servidor(a),

A UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ, por meio da Diretoria de Saúde e Qualidade de Vida, deu início as ações de PROMOÇÃO Á SAÚDE DOS SERVIDORES DA UFPA em 2013.

Uma das ações é o Exame Periódico em Saúde, cujo objetivo é detectar precocemente, ou mesmo, prevenir doenças e acidentes relacionados ao trabalho, além de contribuir para a promoção da saúde dos Servidores Públicos Federais.

O Exame Periódico em Saúde cumpre o que estabelece o artigo 206-A da Lei nº 8.112, de 11 de dezembro de 1990, o Decreto nº 6.856, de 25 de maio de 2009 e a Portaria Normativa/SRH nº 4, de 15 de setembro de 2009.

ETAPAS DO EXAME PERIÓDICO EM SAÚDE

1) Convocação

O SIAPENET enviará automaticamente a convocação para o e-mail cadastrado do servidor, de acordo com cronograma estabelecido pela PROGEP/DSQV/UNIDADE SIASS (http://www.progep.ufpa.br/images/docs/misc/cronograma-dos-exames/calendario%20de%20convocacao%20atualizada.pdf.) Mantenha seu cadastro atualizado junto ao Centro de Tecnologia da Informação (CTIC) e verifique se você já foi convocado.

2) Confirmação

Acesse o Módulo Servidor do SIAPENET (www.siapenet.gov.br). Tenha em mãos a Identificação Única, Nome do Usuário e Senha de acesso ao sistema. Caso você nunca tenha acessado o sistema ou esteja com acesso bloqueado, entre em contato com a Unidade SIASS/UFPA (Ramal: 8307).

Acesse a opção SAÚDE no menu esquerdo da tela, e clique em “CONFIRMAÇÃO DE REALIZAÇÃO DE EXAME PERIÓDICO”.

Nesta etapa o servidor deverá informar se concorda ou não em realizar o exame e clicar em GRAVAR.

Caso o servidor tenha concordado em realizar o exame, ele deverá responder ao questionário online referente ao seu Histórico Ocupacional, Antecedentes Pessoais, Antecedentes Familiares, Hábitos Pessoais e Condições de Trabalho e imprimir as guias de exames (laboratoriais, clínicos e de imagem).

Caso o servidor não concorde em realizar o exame periódico, deverá informar no sistema, por meio do Termo de Recusa, imprimir o referido termo, assiná-lo e entregá-lo na PROGEP/DSQV/UNIDADE SIASS/UFPA.

3) Emissão das Guias de Exames e Preenchimento do Formulário

Clique em Gravar após preencher cada página do questionário (1. Histórico Ocupacional, 2. Antecedentes Pessoais, 3. Antecedentes Familiares, 4. Hábitos Pessoais e 5. Condições de Trabalho).

Concluído o preenchimento do formulário, será apresentado na tela um resumo das informações prestadas. Caso não haja dados a retificar, o servidor deverá clicar no botão Liberar Dados.

Se o servidor desejar corrigir alguma informação prestada, basta clicar no botão Editar, voltar ao item desejado, realizar as alterações, clicar em Gravar, e em seguida Liberar Dados.

4) Realização dos Exames Laboratoriais

Depois de responder ao questionário e emitir as guias de exames, compareça as Unidades Credenciadas do Laboratório Ruth Brazão ou à Unidade Volante no Campus Universitário do Guamá (sediada na Prefeitura do Campus Universitário da UFPA no período de 18 a 22/03/2013) para a realização dos exames laboratoriais. A entrega das amostras e a coleta de sangue são realizadas de 07:30 às 10:00 horas. Os vasilhames para a coleta do material são fornecidos pelo Unidade Volante ou na Unidade SIASS (Prédio do Vadião), basta retirá-los com antecedência.

Antes da realização dos exames laboratoriais, leia as orientações especificadas aqui:

Todos os Servidores:

- COLETA DE SANGUE (jejum de 12 horas);

- URINA (higienizar o órgão genital, colher a 1ª urina da manhã, desprezar o 1º jato);

- FEZES (pode-se coletar no dia anterior, desde que conservado sob refrigeração);

- Água deve ser tomada de forma moderada.

Servidores com idade superior a 45 anos:

- Exame Oftalmológico – Acuidade Visual (orientações para realização deste exame serão fornecidas pelo Laboratório Ruth Brazão).

Homens com mais de 50 anos:

- Exame de Próstata – 48 horas antes da coleta de sangue: abstinência sexual; não fazer o toque retal; não andar a cavalo, de bicicleta e não fazer esforço físico exagerado.

Para todas as Mulheres:

- Preventivo do Câncer do Colo do Útero: a coleta do material deverá ser realizada em uma das Unidades Credenciadas do Laboratório Ruth Brazão (orientações para realização deste exame serão fornecidas pelo Laboratório Ruth Brazão).

Se realizado por outro médico deverá ser apresentado o resultado quando da Avaliação Clínica.

A data de entrega do resultado dos exames laboratoriais será informada no ato da coleta do material.

5) Realização da Avaliação Clínica

APÓS RECEBIMENTO DE TODOS OS EXAMES EXIGIDOS, O SERVIDOR DEVERÁ AGENDAR SUA AVALIAÇÃO CLÍNICA NA UNIDADE SIASS (RAMAL: 7541).

Concluído o exame clínico o médico emitirá o Atestado de Saúde Ocupacional.

OBSERVAÇÃO:

- Dentre os exames exigidos, verifique se você não realizou qualquer um recentemente (três meses). Em caso positivo, tais exames podem ser apresentados no ato da avaliação clínica, porém o servidor não fica isento de realizar os exames faltosos.

Fique atento ao período de convocação da sua Unidade Administrativa/Acadêmica para realização de seu Exame Periódico.

OSVALDO COSTA FILHO
Unidade SIASS/UFPA
Rua Augusto Corrêa, nº 01 –Campus Universitário do Guamá – Setor Básico – Prédio do Vadião
CEP 66075-110 – Guamá – Belém – PA
Telefones: (91)3201-8307/7541/8312
Email: siass@ufpa.br