Exames Periódicos 2015

Prezado(a) Servidor(a),

A UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ, por meio da Diretoria de Saúde e Qualidade de Vida, deu início as ações de PROMOÇÃO À SAÚDE DOS SERVIDORES DA UFPA, neste ano de 2015.

Entre elas o Exame Periódico, cujo objetivo é rastrear os agravos e riscos á saúde que possam subsidiar o levantamento do perfil epidemiológico dos servidores da UFPA, como parâmetro para implantação das ações de saúde e qualidade de vida na Instituição.

O Exame Periódico em Saúde cumpre o que estabelece o artigo 206-A da Lei nº 8.112, de 11 de dezembro de 1990, o Decreto nº 6.856, de 25 de maio de 2009 e a Portaria Normativa/SRH nº 4, de 15 de setembro de 2009.

ETAPAS DO EXAME PERIÓDICO EM SAÚDE

1) Convocação

O SIAPENET enviará automaticamente a convocação para o e-mail cadastrado do servidor, de acordo com cronograma estabelecido pela PROGEP/DSQV/UNIDADE SIASS (http://progep.ufpa.br/progep/docsDSQV/Calendario_de_Convocacao_Unidades_Administrativas_
e_Academicas.pdf
.)

2) Confirmação e Emissão das Guias de Exames

Acesse o Módulo Servidor do SIAPENET/SIGEPE (www.siapenet.gov.br). Tenha em mãos seu CPF e senha. Caso você nunca tenha acessado o sistema ou esteja com acesso bloqueado, entre em contato com a Unidade SIASS/UFPA (Ramal: 8307) para regularização. Clique em “ACESSO SEGURO”. Selecione a opção “SOU SERVIDOR OU PENSIONISTA”. Em seguida informe CPF e SENHA. Depois de conectado, clique em “SAÚDE DO SERVIDOR” e em seguida em “CONFIRMAÇÃO DE REALIZAÇÃO DE EXAME PERIÓDICO”.

O sistema mostrará a relação de exames solicitados para você. Imprima uma cópia do TERMO DE CONSENTIMENTO e depois clique em EMITIR GUIAS para visualizar os exames laboratoriais, clínico e de imagem que deverão ser realizados. Imprimar também as guias.

3) Preenchimento do Formulário

Após a emissão das Guias, clicar em AVANÇAR para preencher o formulário de exame médico periódico, contendo perguntas individuais que vão orientar o médico do trabalho no dia da sua AVALIAÇÃO CLÍNICA. Após o preenchimento de cada guia você deve clicar no botão GRAVAR.

Se o servidor desejar corrigir alguma informação prestada no questionário, basta clicar em “PREENCHIMENTO DO FORMULÁRIO PARA EXAME PERIÓDICO” (tela inicial), ou selecionar diretamente no formulário aberto a opção correta e clicar novamente no botão “GRAVAR”.

Caso o servidor não concorde em realizar o exame periódico, deverá procurar a Secretaria Administrativa de sua Unidade para preencher o TERMO DE RESPONSABILIDADE, imprimir o referido termo, assiná-lo juntamente com o servidor do RH do Órgão e uma testemunha. Em seguida deve entrega-lo, em duas vias, na PROGEP/DSQV/UNIDADE SIASS/UFPA.

4) Realização dos Exames Laboratoriais

Depois de responder ao questionário e emitir as guias de exames, compareça a Rede Credenciada pela GEAP AUTOGESTÃO EM SAÚDE para realizar os exames laboratoriais, clínico e de imagem. Os vasilhames para a coleta do material serão fornecidos pela rede credenciada ou pela Unidade SIASS (Prédio do Vadião), basta retirá-los com antecedência.

Antes da realização dos exames laboratoriais, leia as orientações especificadas aqui:

Todos os servidores:

• COLETA DE SANGUE (jejum de 12 horas);
  • URINA (higienizar o órgão genital, colher a 1ª urina da manhã, desprezar o 1º jato);
  • FEZES (pode-se coletar no dia anterior, desde que conservado sob refrigeração);
  • Água deve ser tomada de forma moderada

Servidores com idade superior a 45 anos:

• Exame Oftalmológico – Acuidade Visual (orientações para realização deste exame serão fornecidas na rede credenciada).

Homens com mais de 50 anos:

• Exame de Próstata – 48 horas antes da coleta de sangue: abstinência sexual; não fazer o toque retal; não andar a cavalo, de bicicleta e não fazer esforço físico exagerado.

Para todas as Mulheres:

• Preventivo do Câncer do Colo do Útero: a coleta do material deverá ser realizada em uma das Unidades da Rede Credenciada.

Se realizado por outro médico deverá ser apresentado o resultado quando da Avaliação Clínica.

A data e forma de entrega do resultado dos exames laboratoriais será informada no ato da coleta do material, pelo laboratório.

5) Realização da Avaliação Clínica

APÓS O RECEBIMENTO DE “TODOS OS EXAMES EXIGIDOS”, O SERVIDOR DEVERÁ AGENDAR SUA AVALIAÇÃO CLÍNICA NA UNIDADE SIASS – PRÉDIO DO VADIÃO (RAMAIS: 7541/8307).

Concluído o exame clínico o médico emitirá o Atestado de Saúde Ocupacional

OBSERVAÇÃO:

• Dentre os exames exigidos, verifique se você não realizou qualquer um recentemente (três meses). Em caso positivo, tais exames podem ser apresentados no ato da avaliação clínica, porém o servidor não fica isento de realizar os exames faltosos.

Fique atento ao período de convocação da sua Unidade Administrativa/Acadêmica para realização de seu Exame Periódico.

MARIA JOSEFA JUVINIANO QUADROS
Diretora de Saúde e Qualidade de Vida
E-mail: mjjq@ufpa.br
Telefones: (91)3201-7531