CAPACIT forma servidores nos cursos de inglês e francês

A cerimônia de formatura da segunda turma de línguas estrangeiras do Capacit, modalidades Inglês e Francês, foi realizada nesta terça-feira, 23 de junho. A iniciativa do programa é voltada para a capacitação dos servidores da Universidade Federal do Pará (UFPA), por meio da Pró-Reitoria de Desenvolvimento e Gestão de Pessoal (Progep), em parceria com os Cursos Livres de Línguas Estrangeiras do Instituto de Letras e Comunicação (CLLE/ILC) da UFPA.

A abertura contou com a presença dos formandos e seus convidados. Na mesa oficial de colação, estiveram presentes: a diretora de Desempenho e Desenvolvimento da Progep, Cleide Raiol; a coordenadora dos CLLE, Rosana Assef Aciola; a representante dos professores da turma de Francês, Leslie Leandro; e a representante do corpo docente da turma de Inglês, Fernanda Souza. O aluno Elienai Carvalho apresentou um número musical durante o evento.

Homenagens - As honras dos concluintes foram apresentadas com discursos, demonstrações em vídeo e música. A turma de Francês montou um coral musical com declamação. Já a turma do curso de Inglês agradeceu com tradução simultânea. Logo em seguida, os respectivos oradores de cada idioma apresentaram seus discursos de gratidão e respeito pela jornada de estudos, concluídos em três anos e meio. A nominação e a entrega da certificação selaram mais uma turma de servidores agraciados pelo programa institucional.

“Esta já é a nossa segunda turma que conclui. Esta iniciativa está vinculada, diretamente, ao plano estratégico da Universidade, que é qualificar o corpo de servidores da UFPA e, além disso, valorizar esse servidor. Reconhecemos que eles são uma parte fundamental da Instituição e esta é uma forma de valorizá-los. A certificação é o reconhecimento do esforço”, explicou Cleide Raiol.

Estudos – Para a servidora Cristiane Maia, professora da Faculdade de Farmácia da Instituição, o curso é uma oportunidade de somar conhecimento. “Tivemos muita força de vontade e perseverança. Você não deixa de fazer as coisas que está habituado a fazer no cotidiano. O curso foi um algo a mais e é preciso muita dedicação para aprender outra língua. O francês é um pouco parecido com o português, tem tempos verbais difíceis, flexões de verbos complicadas. É um pouco difícil, mas é uma língua muito bonita e as pessoas, cada vez mais, estão falando. Vale muito a pena”, declarou.

O professor Elienai Carvalho é professor de Música da Escola de Música da UFPA e considera o inglês um idioma que abre muitas fronteiras. “Na Academia, nós temos muita literatura em inglês, que é uma das línguas mais faladas do mundo, então, é muito válido. O curso em si foi muito dinâmico. A metodologia é muito boa, com estrutura excepcional. Saí daqui realmente preparado, a partir de agora vou só praticar e me aperfeiçoar na fluência. Estou satisfeito com o curso”, elogiou.

Para o próximo semestre, o Capacit abrirá vagas de turmas de conversação em Inglês e Francês, tanto para os recém-concluintes quanto para os já formados ou com o nível intermediário na língua francesa ou inglesa. As inscrições serão feitas por meio do site de 1º a 25 de julho. Para o próximo semestre, haverá matrícula nos cursos de Inglês e Espanhol, que estão em andamento. Turmas novas de 1º nível em Inglês e Francês devem abrir somente em janeiro de 2016.


Texto: Brenda Maciel – Assessoria de Comunicação da UFPA
Fotos: Adolfo Lemos