Estrutura Organizacional

Estrutura Organizacional

A Pró-Reitoria de Desenvolvimento e Gestão de Pessoal (PROGEP) da Universidade Federal do Pará - UFPA apresenta em sua configuração organizacional: uma Secretaria Executiva, três Diretorias, nove Coordenadorias e demais subunidades vinculadas a essas unidades.

Unidades Administrativas / Finalidades

SECRETARIA EXECUTIVA

Secretariar as atividades da PROGEP, receber, registrar, arquivar e controlar expedientes e processos. Integram a Secretaria Executiva o Serviço de Atendimento ao Usuário, e o Arquivo e Protocolo setoriais.

ASSESSORIA

Assessorar a PROGEP e suas Unidades quanto ao planejamento, pesquisa, implementação e avaliação das ações referentes à gestão de pessoas.

DIRETORIA DE GESTÃO DE PESSOAL (DGP)

Tem por finalidade manter atualizados os registros referentes à vida funcional de servidores e pensionistas da UFPA, visando à garantia de seus direitos e deveres e a subsidiar, com informações precisas e just-in-time, o processo decisório nos vários níveis hierárquicos da Instituição. A DGP é composta por três coordenadorias:

Registro e Movimentação de Pessoal

Objetiva coordenar e desenvolver ações referentes ao registro, controle e movimentação de pessoal na Instituição.

Administração de Pagamento

Planejar, gerenciar e controlar o processo de pagamento dos servidores efetivos e temporários, aposentados, pensionistas e bolsistas.

Legislação e Orientação Normativa

Propor normas internas e orientar a aplicação de normas e leis referentes à área de pessoal.

DIRETORIA DE DESEMPENHO DE PESSOAL (DDD)

Prover a Instituição de pessoal qualificado, por meio do recrutamento e seleção, de capacitação e de programas de gestão de melhoria do desempenho e carreira. A DDD é composta por três coordenadorias:

Capacitação e Desenvolvimento (CAPACIT)

Planejar e implementar políticas e ações contínuas de capacitação e desenvolvimento dos docentes e técnico-administrativos, visando à valorização do servidor, à melhoria do desempenho e ao atendimento das necessidades institucionais.

Acompanhamento de Desempenho e Carreira:

Planejar, desenvolver políticas e aplicar métodos e instrumentos de gestão e avaliação de desempenho, acompanhamento funcional e desenvolvimento de carreira.

DIRETORIA DE SAÚDE E QUALIDADE DE VIDA (DSQV)

Promover a saúde integral e segurança do servidor visando a sua qualidade de vida e à responsabilidade social da Instituição, junto à comunidade interna. A DSQV é composta por três coordenadorias e dois serviços:

Assistência Psicossocial

Desenvolver ações de prevenção e melhoria de aspectos biopsicossociais do servidor, procurando garantir a qualidade de vida do servidor no ambiente institucional.

Qualidade de Vida e Responsabilidade Social

Planejar, gerenciar e desenvolver ações de responsabilidade social, programas e projetos que propiciem a qualidade de vida do servidor e de seus familiares.

Vigilância à Saúde do Servidor

Planejar e gerenciar programas de Medicina preventiva na área ocupacional, pericial e programas de higiene e segurança do trabalho, bem como orientar servidores em questões de saúde e segurança;

Serviço Médico-Pericial

Avaliar a capacidade laborativa dos servidores para fins de habilitação aos benefícios previdenciários, pensões e aposentadorias previstas em lei.

Serviço de Segurança e Saúde

Coordenar e desenvolver atividades de perícia ambiental e inspeções programadas para verificação de áreas insalubres e/ou periculosas.