Progep inicia novo projeto que visa à melhoria da saúde e do condicionamento físico do servidor

A Pró-reitoria de Desenvolvimento e Gestão de Pessoal (Progep), por meio da Diretoria de Saúde e Qualidade de Vida (DSQV), iniciará seu mais novo projeto. Intitulado Movimente-se, ele objetiva proporcionar a melhoria da saúde e condicionamento físico do servidor, por meio de atividades físicas como: circuito funcional, corrida e caminhada.

O Projeto Movimente-se terá início no dia 19 de abril e funcionará no Setor de Recreação e Atividades Estudantis Vadião, nas terças e quintas-feiras, sempre das 15h às 17h, sob coordenação do professor Doutor Douglas Dias, docente da Faculdade de Educação Física da UFPA, com o auxílio do discente e bolsista, Leonardo Barata. Os servidores participantes do projeto ainda poderão receber orientações nutricionais, mediante prévio agendamento, da Nutricionista da Coordenadoria de Vigilância à Saúde do Servidor e colaboradora da ação, Fátima Maria Angelim Mendes Sales.

O docente Douglas Dias ressalta que, segundo a OMS, a prática de atividades físicas de forma sistematizada, na faixa etária de 18 a 64 anos, contribuí para melhorar a capacidade cardiorrespiratória e muscular, a saúde dos ossos e também para reduzir o risco de doenças não transmissíveis. A OMS também defende que as atividades físicas dentro dessa faixa etária tendem a diminuir o surgimento de depressão. Ao tornar realidade o projeto "movimente-se", a Progep oferta aos servidores da UFPA turmas de atividades físicas variadas, entre as quais, caminhada, corrida e ginásticas. “Para além dos benefícios apontados pela OMS, acredito que as atividades físicas do projeto "Movimente-se" também possibilitarão momentos de integração e socialização, sendo a soma dos benefícios fundamentais para a melhoria da qualidade de vida de seus servidores” , afirma Douglas.

“A demanda de compromissos do dia a dia, falta de tempo e mesmo o não gostar de praticar atividades físicas, fazem parte das inúmeras desculpas que frequentemente se usa para fugir da necessidade de mudanças de hábitos. Se tomarmos como premissa que somos reflexos dos nossos hábitos, essas mudanças se fazem necessárias e oportunas por meio de práticas esportivas e uma dieta equilibrada. Ter disponível essas atividades no nosso ambiente de trabalho é um diferencial, que visa motivar a adoção de práticas benéficas à saúde”, afirma Bárbara Troeira, diretora de Saúde e Qualidade de vida.

Inscrições- As inscrições ocorrerão no período de 02 a 19 de abril, ou até o preenchimento das vagas. Os interessados devem entregar o formulário de inscrição, devidamente preenchido, na sala da Coordenadoria de Qualidade de Vida e Responsabilidade Social (CQVRS), localizada no 1º andar do Prédio da Reitoria, ou enviá-lo para o e-mail sqv@ufpa.br. Para inscrever-se o servidor deverá apresentar, obrigatoriamente, um laudo médico de aptidão para a prática de atividades físicas. Será aceito o Atestado de Saúde Ocupação-ASO, recente, fornecido após a conclusão dos Exames Periódicos.


Serviço:
Movimente-se
Local: Setor de Recreação e Atividades Estudantis Vadião
Terças e Quintas, das 15h às 17h
Inscrições: 02/04 a 19/04
Download Formulário
Início das Atividades: 19 de abril
Mais informações: (91)3201-7846 ou sqv@ufpa.br


Texto e arte: Assessoria de Comunicação da Progep