Solicitação de férias dos servidores agora deve ser feita por meio do Sigepe

A partir da folha de abril de 2018, a marcação de férias passará a ser realizada no módulo “Férias Web” do Sigep. A Pró-Reitoria de Desenvolvimento e Gestão de Pessoal (Progep) explica que a mudança é uma determinação do Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão, que desenvolveu o módulo com o objetivo de facilitar e agilizar o processo de marcação de férias dos servidores.

Procedimento - Para fazer a solicitação de férias, o servidor deve, primeiramente, acessar a plataforma Sigac e fazer login para prosseguir para o Sigepe. Em seguida, deve digitar o CPF e senha e clicar em "Acessar". Se possuir Certificado Digital, deve clicar no botão "Certificado Digital". Já no Sigepe, o servidor deverá selecionar a opção "Sigepe Servidor e Pensionistas", clicar no ícone "Férias", em seguida, escolher a opção "Solicitar férias", selecionar o exercício para gozo e, por conseguinte, preencher o formulário de solicitação com o período desejado (acordado previamente com o gestor imediato). Mais detalhes sobre o passo a passo podem ser obtidos lendo o manual disponível aqui.

As solicitações e alterações de férias devem ser efetuadas com, no mínimo, 60 dias de antecedência do período previsto para início do gozo das férias, de forma a evitar quaisquer problemas e/ou restrições no Siapenet. Caso queira, ainda, solicitar o adiantamento de 70% do salário e/ou do 13º, basta marcar a opção “sim”. Cabe ressaltar que a antecipação do 13º só poderá ser realizada se as férias forem programadas até o mês de junho.

Para a utilização do módulo, é necessário que os servidores tenham seus e-mails cadastrados no Siapenet e fiquem atentos, pois as mensagens do sistema, como aprovação de férias, serão encaminhadas para este endereço eletrônico.

Os servidores que, antes de tomarem conhecimento da mudança, já solicitaram suas férias pelo SIGRH, devem acessar o Sigepe, e verificar se as férias estão lançadas no novo módulo, caso haja alguma divergência de informação entre os sistemas, orientamos que façam a marcação ou alteração diretamente no Sigepe. Após o período de transição, serão realizadas as atualizações das informações no SIGRH, que ficará disponível para consulta do mapa de férias da unidade.

Os homologadores de férias das unidades já foram adequadamente orientados acerca da mudança e treinados sobre o passo a passo de como devem realizar as homologações, em oficina realizada no dia 1º de março, no Auditório do Capacit. Aqueles que ficaram com dúvidas, ou não puderam estar presentes na ocasião, devem ligar para o telefone: (91) 3201-8384, ou conferir o manual com o passo a passo para fazer a homologação, aqui.


Texto e foto: Divulgação / Progep