1ª Pesquisa Sobre a Saúde do Servidor já está disponível

1ª Pesquisa Sobre a Saúde do Servidor já está disponível

1ª Pesquisa Sobre a Saúde do Servidor

1ª Pesquisa Sobre a Saúde do Servidor já está disponível

Até o dia 15 de março de 2018 está disponível a 1ª Pesquisa Sobre a Saúde do Servidor, que pretende traçar o perfil epidemiológico dos servidores da UFPA. Todos os servidores de todos os campi da Universidade, técnico-administrativos e docentes, devem participar. A ação é da Pró-Reitoria de Desenvolvimento e Gestão de Pessoal (Progep), por meio da Diretoria de Saúde e Qualidade de Vida, e o objetivo da pesquisa é fazer um diagnóstico para identificar os principais agravos à saúde e incidências de adoecimento deste público, para então planejar ações de promoção de saúde e prevenção de doenças adequadas ao contexto do quadro atual.

A iniciativa está amparada na Lei no 6.833/09 e representa um avanço na implementação das Políticas de Atenção à Saúde e Segurança do Trabalhador Público Federal. Respondendo o questionário o servidor estará ajudando a Progep a entender melhor o quadro de saúde atual de seus servidores, para então sugerir ações e campanhas que atendam os déficits e lacunas encontrados.

Como participar – O servidor deve acessar o Sistema Integrado de Gestão de Recursos Humanos-SIGRH, efetuar o seu login normalmente, e aceitar a solicitação para responder ao questionário. O questionário contém perguntas de múltipla escolha e espaços para comentários, as respostas prestadas serão mantidas em sigilo.

Metodologia – O questionário, adaptado a partir de bibliografia da área, foi elaborado por uma equipe multidisciplinar da unidade SIASS/UFPA composta por médicos, enfermeiros, assistentes sociais, psicólogos, nutricionistas, fonoaudiólogos, engenheiros de segurança do trabalho, estatísticos e da equipe de comunicação da PROGEP, a fim de traçar o perfil do servidor da universidade em seu âmbito biopsicossocial.

Fazer esse levantamento é primordial para analisar e fazer o diagnóstico de como se encontra o perfil de gestão da saúde dos servidores da UFPA. Por meio desse questionário, será feito o levantamento de sintomas, doenças, hábitos de vida e risco familiar, reunindo uma gama extensa de informações sobre a qualidade de saúde desse público. Essa etapa é muito importante para que ações futuras sejam planejadas de maneira direcionada, assertiva e contextualizada, afirma Karla Miranda, Pró-Reitora de Desenvolvimento e Gestão de Pessoal.

Após a pesquisa, os dados serão tabulados, de modo que a Diretoria de saúde e qualidade de vida consiga analisar os indicadores encontrados e compreenda melhor as necessidades dos servidores, possibilitando assim a identificação das principais situações passíveis de alguma intervenção tais como, atividade física, tabagismo, hipertensão, diabetes, dores posturais, entre outros, ressalta Barbara Troeira, Diretora de Saúde e Qualidade de Vida.

Mais informações:
Unidade SIASS/UFPA – Prédio do Vadião
(91)3201-8312/8655
siass@ufpa.br