Convocações para os Exames Periódicos

Convocações para os Exames Periódicos

CONVOCAÇÕES PARA OS EXAMES PERIÓDICOS

Os Exames Periódicos em Saúde já podem ser realizados pelos servidores, conforme cronograma convocatório estabelecido pela Pró-Reitoria de Desenvolvimento e Gestão de Pessoal (PROGEP), que será divulgado mensalmente. Neste primeiro momento, devem participar os servidores lotados na Progep, Prefeitura e Campus de Ananindeua.

A convocação é feita pelo Sistema de Gestão de Acesso (SIGAC) por meio de mensagem enviada aos e-mails cadastrados. Por isso é importante que os servidores estejam atentos à caixa de entrada do endereço eletrônico informado na plataforma.

Passo-a-passo- Após receber a convocação, os servidores devem acessar o SIGAC (Sistema de Gestão de Acesso) para realizar a confirmação e emissão das guias de exames. Para isso, ao acessar o sistema, é preciso clicar no botão “Saúde do Servidor” e em seguida na opção “Confirmação de Realização de Exame Periódico”. Feito isso, será exibida a lista de exames solicitados, com a concordância do Termo de Consentimento marcado, basta clicar em “Emitir Guias”. É necessário, ainda, que o servidor preencha o questionário, contendo perguntas individuais que vão orientar o médico do trabalho durante a Avaliação Clínica. Com as guias impressas, o servidor deve se dirigir a uma das unidades credenciadas: Laboratório Beneficente de Belém, Laboratório Sabin, mamografias na Clínica Lobo e exame de acuidade visual na Clinica de Olhos Dr Sergio cruz, os endereços e contatos das clínicas e laboratórios estão disponíveis na ultima pagina das guias impressas dos exames.

De posse dos resultados, o servidor deve agendar sua avaliação clínica na Unidade SIASS/UFPA, localizada no Prédio do Vadião, pelos telefones (91)3201-7541/ 8307, ou diretamente com um dos médicos da GEAP (contato disponível na ultima folha das guias impressas) credenciados para este fim, para a emissão do Atestado de Saúde Ocupacional (ASO). A avaliação clínica dos servidores lotados nos campi do interior obedecerá calendário de disponibilidade da equipe médica em cada município ou o servidor pode agendar sua avaliação em Belém.

Nathália Sarges explica que os Exames Periódicos em Saúde se tratam de exames clínicos, laboratoriais e de imagens realizados anualmente pelos servidores, cujo objetivo principal é detectar precocemente e prevenir o surgimento de doenças relacionadas ao trabalho ou não. A partir deles é possível fazer um levantamento dos agravos e riscos à saúde e a qualidade de vida do servidor, subsidiando, assim, a implementação de ações de promoção e prevenção à saúde na Instituição.

Caso o servidor não concorde em realizar o exame periódico, deve assinar o termo de recusa disponível no mesmo link enviado para convocação e entregar uma via na Unidade SIASS/UFPA que será arquivada em seu prontuário.

Para a Instituição, o beneficio da realização anual dos exames periódicos está na manutenção da saúde e boa qualidade de vida para os servidores, que são o maior patrimônio da Instituição. Saúde e qualidade de Vida estão diretamente associadas a melhor qualidade e produtividade no trabalho. Já os servidores se beneficiam por poderem realizar uma avaliação médica associada a exames específicos, com objetivos de prevenir e diagnosticar doenças que quando detectadas precocemente tem maior chance de tratamento. Afirma Regina Mendonça, médica do SIASS.

A Diretora de Saúde e Qualidade de Vida, Bárbara Troeira, ressalta que, realizado por meio dos exames clínicos e avaliações laboratoriais, o exame médico periódico é uma ação preventiva e se justifica pela necessidade de se acompanhar o estado de saúde dos servidores, a fim de detectar precocemente o surgimento de doenças relacionadas ao trabalho ou não, bem como promover a saúde dos mesmos.

Mais informações:
Unidade SIASS/UFPA – Prédio do Vadião
(91)3201-8307/7541/8312
siass@ufpa.br