Progep promove oficina de Avaliação Institucional

A Pró-reitoria de Desenvolvimento e Gestão de Pessoal (Propep) promove, entre os dias 19 e 23 de junho, a Oficina de Avaliação e Qualificação Institucional. O evento, que ocorre no prédio da Coordenadoria de Capacitação e Desenvolvimento (Capcit), é uma iniciativa para qualificar os servidores da UFPA quanto aos diferentes processos avaliativos da educação superior.

Podem participar da oficina diretores, vice-diretores de unidades e subunidades da UFPA, além de coordenadores de cursos de graduação, servidores lotados em secretarias acadêmicas, pedagogos e técnicos em assuntos educacionais. Os interessados devem realizar suas inscrições até esta sexta-feira, 16, por meio do SIGRH.

A avaliação institucional é uma exigência do Ministério da Educação (MEC), normatizada por meio do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes) / Lei nº 10.861. A lei visa otimizar a qualidade da educação superior, assim como o aumento permanente da eficácia institucional e a efetividade acadêmica e social dessas instituições.

Para Anna Bellisa Rodrigues, servidora da Progep e organizadora da oficina, a capacitação dos servidores se constitui como principal estratégia na busca da qualidade nos processos avaliativos. "É importante que todos os envolvidos saibam os critérios considerados pelo MEC durante a avaliação e qualificação das instituições de ensino superior", destaca Anna.

Programação - Durante os dias de evento, serão abordados temas propostos no Sinaes, como a qualificação institucional: legislação e normas; a Lei do Sinaes e suas dimensões; a Avaliação dos cursos de graduação: avaliação in loco e Enade; e a Análise dos dados dos cursos de graduação. A facilitadora do evento será a professora Maria Lucia Harada.

Progep - A Pró-reitoria de Desenvolvimento e Gestão de Pessoal da UFPA surgiu da necessidade institucional de se ter uma unidade que viesse atuar de forma estratégica e sistêmica na área de gestão de pessoal, integrando áreas de competência, as quais, até então, encontravam-se dispersas, de modo a acompanhar o crescimento e a dinâmica institucional. Criada pelo novo estatuto da UFPA, a Progep constitui-se de três grandes Diretorias: de Gestão de Pessoal, de Desempenho e Desenvolvimento e de Saúde e Qualidade de Vida, as quais nortearão as tendências atuais de gestão de pessoas e o seu funcionamento.


Serviço:
Oficina de Avaliação e Qualificação Institucional
Local: Capacit, Sala Tucunduba, Campus Básico da UFPA, Guamá
Data: 19 a 23 de junho
Horário: 14h às 18h
Será emitido certificado de 20h para os concluintes da oficina
Caso algum servidor tenha dúvida em como realizar a inscrição, confira o tutorial.


Texto: Caio Maia – Assessoria de Comunicação da UFPA.
Arte: Divulgação