Novo Modelo de Avaliação no Estágio Probatório entra em vigor

Já está em vigor o Novo Modelo de Avaliação de Desempenho no Estágio Probatório, regulamentado pela Resolução n° 1.439/2016-CONSAD. O modelo deve permitir o acompanhamento contínuo do desempenho dos servidores nos primeiros anos de exercício do cargo, possibilitando ao gestor realizar as intervenções necessárias para bem orientar e ambientar os recém-admitidos ao universo laboral da UFPA.

Estão submetidos ao novo modelo todos os servidores da UFPA admitidos a partir de 1º de janeiro de 2016. A nova metodologia propõe que a avaliação seja realizada em três ciclos, um a cada 10 meses de efetivo exercício do cargo. Os dois primeiros ciclos de avaliação serão realizados pela chefia imediata do servidor e o terceiro, por uma comissão instituída pelo gestor máximo da Unidade de lotação do servidor. O resultado final será obtido por meio da média aritmética das notas obtidas em cada ciclo. Para ser considerado aprovado, adquirindo, assim, o direito à estabilidade, o servidor deve alcançar resultado final igual ou superior a 70% (pontuação 7,0).

Essa alteração na Avaliação de Desempenho no Estágio Probatório é resultado de uma construção coletiva envolvendo a Pró-Reitoria de Desenvolvimento e Gestão de Pessoal (PROGEP), servidores das CPGAs e as Divisões de Pessoal de diversas unidades da Universidade, com o intuito de aprimorar e consolidar tal processo na Instituição, proporcionando a adequada instrução, o direcionamento e a supervisão do servidor a fim de assegurar o bom exercício das suas atividades e o alinhamento à missão, à visão e aos objetivos estratégicos da Instituição.

O Novo Modelo foi apresentado oficialmente em uma reunião realizada no dia 13 de setembro, na Secretaria Geral dos Conselhos Deliberativos Superiores (Sege), para coordenadores de Planejamento, Gestão e Avaliação-CPGAs e gestores das Unidades Administrativas e Acadêmicas da UFPA, que, na ocasião, puderam se posicionar acerca das mudanças, assim como propor sugestões de melhoria ao processo.

Início As primeiras avaliações no novo modelo serão realizadas no mês de novembro. A estimativa é que, até o final do ano, cerca de 100 servidores sejam avaliados no primeiro ciclo. Para assegurar a plena realização desse processo, a Progep enviou um memorando a todas as unidades com servidores a serem avaliados, contendo as instruções e os prazos para a realização de cada ciclo. Além disso, já estão disponíveis, na página da Progep, os novos instrumentos da Avaliação de Estágio Probatório, incluindo um Tutorial com todas as informações a respeito desse processo.

O coordenador de Acompanhamento e Desenvolvimento na Carreira, David Mourão Ayan, acredita no sucesso deste novo modelo: "Este novo modelo de avaliação de estágio probatório é fruto de muitas discussões a respeito da gestão do desempenho na UFPA, o que demonstra um amadurecimento da Instituição nesta temática. Por isso estamos confiantes que tais mudanças gerarão as melhorias necessárias para a consolidação deste processo, resultando em benefícios para o servidor em estágio probatório e para a UFPA".

Ingressantes anterioresOs servidores em estágio probatório que foram admitidos antes de 1º de janeiro de 2016 terão sua avaliação realizada conforme o modelo antigo, em que se destina um único momento para a apreciação do desempenho do servidor, a ocorrer no 31º mês de estágio probatório. Os instrumentos referentes a esse modelo continuam disponíveis na página da Progep.


Quaisquer dúvidas ou outros esclarecimentos podem ser obtidos pelo e-mail: coordesempenho@ufpa.br.


Texto: Divulgação / Progep
Foto: Laís Teixeira - arquivo Ascom