Exames Periódicos em Saúde

Os Exames Periódicos em Saúde tem como objetivo detectar, com antecedência, situações de riscos ou agravos à saúde que representem condições restritivas ou impeditivas ao exercício das funções laborais do servidor, proporcionando assim o tratamento adequado, curar ou controle de estados de adoecimento.

A realização dos Exames Periódicos em Saúde é uma prática prevista na nova política de atenção à saúde do servidor público federal, que tem sua fundamentação legal apoiada na da Lei nº 8.112 de 11 de dezembro de 1990, o artigo 206-A; no Decreto nº 6.856, de 25 de maio de 2009 e na Portaria Normativa/SRH nº 4, de 15 de setembro de 2009. Além de possibilitar o levantamento do perfil epidemiológico do corpo laboral, subsidiando assim a adoção de medidas de promoção, prevenção e atenção à saúde que minimizem o número de afastamentos para tratamento de saúde e melhorem a qualidade de vida no ambiente de trabalho, a medida permite rastrear casos de incapacidade, fornecendo ao servidor, por meio de uma equipe multiprofissional, todas as instruções e orientações necessárias para o apropriado cuidado e acompanhamento que requeira a enfermidade.

Todo o servidor com mais de 12 meses de efetivo exercício deve submeter-se anualmente ao exames periódicos, para servidores expostos a riscos que possam implicar no desencadeamento ou agravamento de doença ocupacional ou profissional e para os portadores de doenças crônicas o prazo se reduz para seis meses. Os servidores que optarem por não fazer os exames periódicos, deverão registrar sua recusa assinando o Termo de Responsabilidade gerado pelo Sistema e, posteriormente, encaminhá-lo à Unidade SIASS.

Os exames clínicos e laboratoriais podem ser realizados no horário de expediente, sem ônus ou necessidade de compensação de horários por parte dos servidores. A convocação para realização dos exames periódicos é feita por e-mail, e ocorre, por unidade de lotação, de acordo com cronograma estabelecido anualmente pela PROGEP. As Unidades não convocadas devem aguardar comunicado por e-mail.

A realização dos Exames Periódicos é um instrumento importante para a preservação da saúde dos servidores, assim deve ser tomado como prática rotineira e indispensável.

Etapas do Exame Periódico em Saúde

1) Convocação

O SIGEPE enviará automaticamente a convocação para o e-mail cadastrado do servidor, de acordo com cronograma de convocação estabelecido pela PROGEP/DSQV/UNIDADE SIASS.

VER CRONOGRAMA DE CONVOCAÇÃO

2) Confirmação e Emissão das Guias de Exames

Acesse o Portal SIGEPE em seguida clique no link "Sigepe Servidor e Pensionista". Efetue o login, informando CPF e SENHA. Depois de conectado, clique em "Saúde do Servidor" e em seguida em "Confirmação de Realização de Exame Periódico".

Feito isso, será exibida a relação de exames solicitados. Após a concordância do Termo de Consentimento, clique em "Emitir Guias" para visualizar no formado PDF os exames laboratoriais, clínico e de imagem que deverão ser realizados.

3) Preenchimento do Formulário

Após a emissão das guias, clique em "Avançar" para preencher o questionário de exame médico periódico, contendo perguntas individuais que vão orientar o médico do trabalho no dia da sua Avaliação Clínica. Após o preenchimento , clique no botão "Gravar".

OBSERVAÇÃO: Se o servidor desejar corrigir alguma informação prestada no questionário, basta clicar em "Preenchimento do Formulário para Exame Periódico" (tela inicial), ou selecionar diretamente no formulário aberto a opção correta e clicar novamente no botão "Gravar".

4) Realização dos Exames Laboratoriais

Depois de responder ao questionário e emitir as guias de exames, compareça a qualquer Unidade da Rede Credenciada pelo GEAP Autogestão em Saúde para realizar os exames laboratoriais, clínico e de imagem. Os vasilhames para a coleta do material serão fornecidos pela rede credenciada gratuitamente. Bastando retirá-los com antecedência.


Confira abaixo a rede de laboratórios credenciados:
LABORATÓRIO BENEFICENTE DE BELÉM
LABORATÓRIO SABIN

5) Realização da Avaliação Clínica

Após o recebimento do resultado de todos os exames , os servidores lotados no Campus de Belém deverão agendar sua Avaliação Clínica na Unidade SIASS, localizada no Prédio do Vadião, pelos telefones (91)3101- 7541/8307) ou diretamente em um dos médicos da GEAP conveniados para este fim. Já a Avaliação Clínica dos servidores lotados nos Campi Avançados obedecerá calendário previamente agendado em cada município.

Concluído a avaliação clínica, o médico emitirá o Atestado de Saúde Ocupacional.


OBSERVAÇÃO:
- Dentre os exames exigidos, verifique se você não realizou qualquer um recentemente (três meses). Em caso positivo, tais exames podem ser apresentados no ato da avaliação clínica, porém o servidor não fica isento de realizar os exames faltosos.

Veja aqui as orientações básicas para realização dos exames laboratoriais
X

Exames Laboratoriais

Todos os Servidores
  • COLETA DE SANGUE (jejum de 12 horas);
  • URINA (higienizar o órgão genital, colher a 1ª urina da manhã, desprezar o 1º jato);
  • FEZES (pode-se coletar no dia anterior, desde que conservado sob refrigeração);
  • Água deve ser tomada de forma moderada
Servidores com idade superior a 45 anos:
  • Exame Oftalmológico – Acuidade Visual (orientações para realização deste exame serão fornecidas na rede credenciada).
Homens com mais de 50 anos:
  • Exame de Próstata – 48 horas antes da coleta de sangue: abstinência sexual; não fazer o toque retal; não andar a cavalo, de bicicleta e não fazer esforço físico exagerado.
Para todas as Mulheres:
  • Preventivo do Câncer do Colo do Útero: a coleta do material deverá ser realizada em uma das Unidades da Rede Credenciada.

Se realizado por outro médico deverá ser apresentado o resultado quando da Avaliação Clínica.

A data e forma de entrega do resultado dos exames laboratoriais serão informadas no ato da coleta do material, pelo laboratório.


Mais Informações:
Telefones: (91)3201-8307/ 7541/ 8312
E-mail:omcf@ufpa.br / siass@ufpa.br

Seminário de Saúde do Trabalhador Público Federal

A PROGEP por meio da Diretoria de Saúde de Qualidade de Vida (DSQV) irá promover, nos dias 03 e 04/11/2011 no horário de 08h às 17h, Seminário de Saúde do Trabalhador sob o Tema: Um olhar sobre as Relações do Trabalho do Servidor Público Federal. O Evento ocorrerá no Centro de Convenções Benedito Nunes, localizado no Campus Básico da UFPA e o seminário tem como objetivo promover o diálogo entre especialistas em torno das políticas e diretrizes de atenção à saúde do servidor no ambiente de trabalho, visando a consolidação de uma política que contribua à melhoria de sua qualidade de vida. Fone: 3201-7531
Veja a Programação e faça sua Inscrição.

Caminhada em Homenagem ao Dia do Servidor

Ocorrerá no dia 05/11/2011, a tradicional Caminhada do Servidor, desenvolvida pelo "Projeto Ginástica Laboral", sob a coordenação da Coordenadoria de Qualidade de Vida e Responsabilidade Social (CQVRS) da Diretoria de Saúde e Qualidade de Vida (DSQV).

A concentração será às 7:15h em frente ao Ginásio de Esportes da UFPA, localizado no Campus Básico da UFPA.

Inicialmente haverá sessões de alongamento, como preparação para a atividade. De lá o passeio percorrerá as ruas da UFPA até o Hospital Universitário Bettina Ferro de Souza (HUBFS), no Campus Profissional.

Missão

"Vigiar e promover a saúde integral do servidor."